Seis dicas para cuidar das suculentas e cactos dentro de casa

As suculentas e cactos, são plantas fáceis de cuidar, além de ocupar pouco espaço na casa, fazem a decoração do ambiente, dando aquela sensação de paisagem, deixando os ambientes agradáveis e decorativos.

Você encontra sites especializados no cultivo de flores e plantas, mas hoje iremos ajudar nas mais simples dicas de como manter as suculentas e cactos, sempre vivos, saudáveis e dar aquele toque decorativo na sua casa.

 

Confira as seis dicas simples, porém eficaz!

  1. Se falando em cactos, já lembramos em deserto, isso nos leva a pensar em como manter um cacto dentro de casa. Posso fazer isso? Isso é fato! Cactos gostam de sol e pouca água, por isso essas plantas precisam ficar em lugares ventilados e sentir o sol direto, e por algumas horas de preferência. Tanto os cactos, como as suculentas precisam do sol. Além de adorarem sentir os raios, penetrarem em suas pétalas e troncos.
  2. Essas plantas, como tudo que é vivente, respira, precisa de água, mas, atenção na proporção. Tome cuidado para não encharcar e afogar a planta. Utilize uma colher de sopa, circulando em volta, tomando todo cuidado para não deixar as raízes nadando na água. Isso pode levar as raízes apodrecerem e morrerem.
  3. Você deve deixar o vaso sempre com boa drenagem, com isso o excesso de água irá escoar e manter a planta sempre viva. E como fazer isso?
  4. Vai depender do tipo de vaso e tamanho. Por exemplo: vaso pequenos, você pode manter com alguns furos, e antes de plantar as suculentas ou os cactos, fazer uma pequena forração de pedrisco, em seguida terra adubada, tomando cuidado para não transbordar. Com isso já é suficiente para obter uma boa drenagem da água quando estiver molhando as plantas.
  5. Já nos casos de vasos tamanho médio/grande, são necessários alguns matérias (opcional) mas que fazem muita diferença para manter as plantas sempre vivas e bonitas. Corte um pedaço de feltro e forre o fundo do vaso, em seguida cubra o fundo com pedriscos(brita)e coloque terra adubada, tomando cuidado para não encher demais(transbordar) e plante as suas suculentas ou os cactos.
  6. Coloque água o suficiente em torno das raízes. Seja consciente na proporção da água evitando que a terra fique encharcada demais. Deixe no sol por algumas horas, principalmente no período da manhã. Lembre-se! Suculentas e cactos adoram os raios solares e pouca água.

Você pode gostar de ler:

Adubo Caseiro Reutilizando Lixo Orgânico