Nome: Domingos José Gonçalves de Magalhães. Nascimento: 13 de agosto de 1811 Rio de Janeiro. Morte:10 de julho de 1882 (70 anos) Cidade de Roma. Nacionalidade: Brasileiro. Cidadania: Brasil. Ocupação: Médico, professor, diplomata, político, poeta e ensaísta. Prêmios: Imperial Ordem da Rosa. Obras destacadas: Suspiros Poéticos e Saudades Escola/tradição: Romantismo Movimento estético: Romantismo.
Suspiros Poéticos e Saudades

Domingos José Gonçalves de Magalhães

Suspiros Poéticos e Saudades

A primeira obra do romantismo no Brasil  de Domingos Gonçalves de Magalhães conhecido pelo titulo do livro: Suspiros Poéticos e Saudades sendo a primeira obra poética do romantismo escrito no Brasil. O livro foi datado em 1836, onde mostra o antilusitanismo do autor, muito popular no país nos momentos que sucederam à sua emancipação política de Portugal.

Sérgio Buarque de Holanda escreveu sobre a sua proteção nacionalista e o livro mostrou transformações, renovando as influências estéticas do país, e isso junto à Nitheroy, revista brasiliense, uma revista também editada por Gonçalves de Magalhães. A revista Niterói tem sido apontada como um dos marcos da instauração do Romantismo em nosso país. Niterói teve apenas dois números e boa parte dos seus textos foi assinada pelos redatores, que foram, além de Magalhães, Francisco de Sales Torres Homem, Manuel de Araújo Porto Alegre.

Sobre sua pretensão nacionalista escreveu  que o livro e a revista “quiseram ser a um tempo o nosso prefácio de Cromwell e o grito do Ipiranga da poesia“.