Fatos históricos que marcaram épocas

Festival ‘Rock in Rio’ (1985)

Entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, acontecia a primeira edição do ‘Rock in Rio’ e foi de forma contínua, todos os dias aconteciam shows no festival e a presença em massa dos amantes do Rock.

Considerando que as estrelas do festival “Queen” como seu artista principal, mas não passou um dia sem ter uma apresentação marcante. Todos entraram pra história. E quem ainda não tinha acontecido, conseguiram deixar seu nome gravado na mente dos fãs do rock até os dias de hoje.

O espaço ocupado pra realizar o festival, teve 250 mil metros quadrados no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Roberto Medina, o idealizador do evento, acreditou no sucesso que o festival iria ter, e colocou o prédio de sua empresa como garantia para assegurar os artistas internacionais que até então, não estavam absolutamente confiantes ou não sabiam como tudo isso iria repercutir.  

Mas, o idealizador Roberto Medina apostou no festival um valor de 11 milhões de dólares e seu prédio ficou como garantia. Quando viram que pela cidade do Rock, passaram 1 milhão e 380 mil espectadores (pessoas) em apenas 10 dias, a aposta ficou concluída como o maior evento do planeta. E Medina ficou com sua aposta bem sucedida, além de um gigantesco setor comercial.

Enquanto acontecia o festival, acontecia também a eleição de Tancredo Neves como Presidente da República, sendo o primeiro presidente civil entrar para a história. Em15 de janeiro de 1985 no palco do ‘Rock in Rio’ A banda Barão Vermelho faz o show com a canção “Pro Dia nascer Feliz”. Essa música marcou a redemocratização no Brasil.

O que marcou a partir dos anos (1985)    

O Rock in Rio, é um festival de música e foi idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985. E a cidade escolhida foi Rio de Janeiro, de onde vem o nome Rock in Rio sendo reconhecido mundialmente como o maior festival de música do planeta.

Tendo um nível de repercussão mundial e em 2004 teve a primeira edição fora do Brasil em Lisboa capital de Portugal.

As estrelas que se apresentaram nesse evento (1985)

Banda Queen no Rock in Rio (1985)

Banda Queen

Considerados estrelas máximas do evento, os integrantes que formavam a Banda Queen qualificaram e concordaram como uma das cinco mais emocionantes apresentações do grupo. Na época, o grupo inglês estava na turnê do disco The Works. E Freddie Mercury usava técnicas infalíveis para compor suas canções, qualificava a execução da canção “Love of My Life” como a melhor de todos os tempos feita pela banda.

Banda Barão Vermelho

Outra Banda a se apresentar foi Barão Vermelho:

Naquele show do dia 15, o grupo carioca conseguiu arrancar aplausos pelos fãs de Heavy Metal. O quinteto brasileiro foi o único grupo que não foi vaiado e dominaram o palco. Nesse mesmo dia, em Brasília já contava com o Novo Presidente Tancredo Neves, dando um grande passo na redemocratização do país. No palco do Rock in Rio, várias bandeiras foram erguidas, enquanto multidões cantavam a música: “Pro Dia Nascer Feliz”, e o guitarrista (atual vocalista Frejat) subiu ao palco com calça verde e camisa amarela, fechou o espetáculo com um magnífico som de coros e aplausos.

 

Está gostando do site?

Temos muitas coisas que você vai gostar. Continuando no próximo post.

.