Espititualidade

Podemos entender que a espiritualidade pode ser definida como uma “capacidade” que o homem adquiri ao decorrer da vida. Essa capacidade que os humanos têm de buscar o sentido dessa conexão espiritual tem um sentido maior que seu próprio senso entendendo ou não, que terá uma gravidade ao decorrer dos anos e a espiritualidade pode estar ligada religiosamente ou não, vai depender dos conceitos de vida que cada um se propõe a alcançar.

Baseando-se em diversos assuntos e comentários sobre religião, a espiritualidade traz características diferentes em crenças e doutrinas, e a plenitude dessa relação se comporta de forma específica de cada um e seu modo de traduzir o mundo da espiritualidade.

Muitos defendem a espiritualidade como exclusivamente um ato de ateimo, onde podemos ser reconhecidos como seres que não precisamos provar a nossa existência, não precisando passar por dimensões misteriosas para buscar explicações religiosas, e nem mesmo sobre o início da vida, quanto menos passar por experiências que vai além da mente, vai além da realidade.

Por outro lado, o estudo sobre a espiritualidade tem sido bastante proposto por grandes filósofos, médicos e especialistas na área do desenvolvimento e comportamento humano, e essa estudada se refere às suas relações com a saúde. A necessidade de interagir com o mundo espiritual e o intelecto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), cada vez mais vem se aprofundando nas investigações onde a espiritualidade, pode sem dúvida estar ligada ao conceito multidimensional de saúde tanto psíquicas, corporais e sociais dando uma dimensão de bem-estar espiritual, mudando as atitudes e comportamentos de pessoa para pessoa.

Certamente, que cada pessoa tem sua própria ideia do que possa ser espiritualidade. Com certeza se paramos para refletir sobre o conceito “Espiritualidade” ficaremos sem uma resposta definida, pois muitos interpretam da forma que mais “enxergam”, juntando Espiritualidade com Espiritismo, onde isso está incorreto.

Sendo que a espiritualidade é a força que o ser humano tem dentro de si, e com sua fé e vontade de ajudar consegue transmitir uma energia de positividade e esperança, a quem possa estar ajudando.

Quanto ao espiritismo é a religião que cada um utilizando e desenvolvendo essa energia, adotando ao tipo de formas para ajudar ou mesmo conviver com as mais variadas situações. Além de ações especificas, também existem as técnicas para cada caso.

Ou seja: Na igreja católica temos as missas e as bênçãos. Nos cultos temos as meditações e as orações em grupos elevando o nome de Deus no primeiro plano. Tal como nas sessões de passes e benzimentos temos os Terreiros de Umbanda, Candomblé e assim, muitos outros métodos  são utilizados para ajudar a humanidade a se conscientizar das boas coisas que temos aqui na Terra.

Mas o que podemos dizer, é que a espiritualidade é a presença da força interna que cada um exerce, onde Deus está dentro de cada um e nos propõe que exercitamos essa energia para ajudar o próximo.

Dessa forma, a espiritualidade pode ser compreendida como uma união constante com Deus e a força que vai além do seu compreensão, bastando apenas saber que independentemente do local, hora, motivo ou forma, algo mais forte que você, pede por uma ação em que precisa tomar atitudes independente da religião ou crença.