Adubo Orgânico

Como reutilizar o lixo orgânico para fazer adubo caseiro.

As plantas precisam de nutrientes para crescerem e se manter viçosas, com suas cores vivas e lindas flores, de acordo com sua espécie.

O que precisamos entender que, lixo orgânico são resíduos que são descartados e tendo suas origens que pode ser, Vegetal ou também animal. O ser humano diariamente descarta como resíduos (restos de alimentos), toneladas ao dia, quando isso são coletados corretamente, mas, as vezes são jogados em qualquer lugar, se tornando uma fonte de perigo para a comunidade.

Então porque não usar esses resíduos para fins produtivos?

Criando adubo orgânico.

Os restos de alimentos diários que saem das nossas mesas, descartados das feiras livres, e aqueles que por algum motivo, não convém serem consumidos, podemos utilizá-los no processo de produzir adubos, empresas que produzem adubos em grande escala, utilizam esses produtos orgânico, tanto vegetal quanto animal. Mas, no nosso caso, iremos utilizar como base de produzir o adubo, com as cascas dos alimentos como: Ovos, borras de café, batata, banana, coco, etc. e o mais importante que será feito de modo artesanal. Ou seja: nada será processado ou usando maquinas, de maneira fácil e prático, e no final você terá seu adubo pronto para ser usado nas suas flores, hortaliças e plantas, e melhor disso tudo,  contribuiu com a limpeza do lixo orgânico jogado nas ruas e terrenos. etc.

Algumas informações necessárias sobre como adubar corretamente suas plantas.

Muitas vezes, somente pesquisando e fazendo como está sendo colocado ao leitor, e imediatamente se começa a produzir o adubo, baseado no que se pede, pode dar certo, acertando logo na primeira vez que se prepõe a fazer o adubo, como pode dar errado, não conseguindo notar a diferença entre adubar, ou colocar em demasia, causando o retrocesso da planta. 

Então é aconselhável que antes de juntar, esses matérias orgânicos e ir adicionando em suas plantas, conhecer um pouco sobre cada coisa que está sendo usado. Por isso está sendo colocado aqui uma tabela para o leitor ter conhecimento das proteínas e vitaminas de cada alimento que possa ser usado em nosso adubo orgânico.

Vejamos a tabela:

Lixo Orgânico Nutrientes e seus Benefícios
Café (usaremos a borra do café) Nitrogênio (desenvolvimento das plantas)
Casca de Ovo Cálcio e Nitrogênio (reduz a acidez do solo)
Casca de banana Potássio e fósforo (floração das plantas)
Casca de batata-abobora-cenoura Nutrientes (ajuda a manter as folhagens)
Coco (usando as fibras) Fibras (usadas em substrato aumenta a porosidade)
Água fervida dos alimentos que usamos no dia a dia como: Batata, cenoura, couve, e outros produtos que consumimos. Excelente nutriente para rega
   

Agora que já sabemos como reutilizar esses resíduos orgânicos, vamos para o nosso passo a passo como fazer adubo para suas flores e plantas.

Reserve uma lata de leite “vazia”, ou mesmo aquele pote plástico de sorvete, ”Hummmm” delicia né? Mas, vamos lá!

1 passo: Durante o dia ao passar café, coloque em um potinho plástico as borras do café. Faça a mesma coisa com os ovos que vai sendo consumido, mas não coloque junto ao mesmo tempo com as borras de café. O ideal que as cascas fiquem expostas no sol pelo menos dois dias para ficarem bem sequinhas, quebradiças. Repita isso com as cascas de batata. Deixe no sol por uns dois a três dias. Vão ficar sequinhas e fáceis de triturar.

2 passo: Como dito logo no início, não usaremos, processador, liquidificador, etc. Junte as cascas dos ovos já bem seca, coloque-as num pano e faça como se fosse uma “trouxinha” e com um martelinho, ou pedaço de madeira vai batendo “macetando” até que as cascas fiquem granuladas. Não precisa deixar virar pó, apenas que fiquem bem granuladas. Repita isso com as cascas da batata. Caso tenha aquele pilão de madeira, será ótimo.

3 passo: Depois de bater bem as cascas, junte com as borras de café em um recipiente plástico, e acrescente 1 colher de sopa de leite em pó e mexa tudo, ao mesmo tempo vai amassando até ficar bem triturado.

O resultado é como está na foto abaixo.

 

Agora com uma colher de sopa, é só colocar no caule das plantas. Nunca coloque sobre as folhas, coloque contornando o troco, e em seguida coloque um pouco de água. Não exagere! Seja consciente na proporção. Como tudo que é vivente, as plantas também precisam de água, mas a demasia poderá matá-la.